Comemora-se hoje o Dia Mundial da Árvore.
"Árvore é sinónimo de vida", com a sua importância fundamental para o progresso através do papel e para a vida através da produção do oxigénio que respiramos a cada segundo, as árvores estão presentes nas nossas vidas desde as lembranças mais remotas das nossas infâncias.
Dos primeiros seres vivos do planeta, as árvores foram resistindo às mais diversas mudanças climáticas, renovando-se, transformando-se para se poderem adaptar a diferentes situações. Entretanto, talvez estejamos a viver a maior dessas transformações ambientais: a que realiza o progresso da civilização humana. E, para continuarmos a progredir a ritmo acelerado, precisamos de proteger a nossa flora e a nossa fauna garantindo a sobrevivência de todos, inclusive a nossa.
Governo revê legislação e inclui matas públicas nas zonas de intervenção florestal
O Governo vai incluir matas públicas nas Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) e simplificar legislação para que, durante 2008, a área de floresta gerida através das ZIF atinja os 50 mil hectares, anunciou hoje o ministro da Agricultura, Jaime Silva.
As zonas de intervenção florestal (ZIF) são áreas florestais contínuas, pertença de vários proprietários que se organizam para gerirem e defenderem o seu património florestal. Fazem-no com o apoio de uma entidade gestora única, dotada de capacidade técnica e de centro de custos. Com as ZIF, o Governo pretende profissionalizar o ordenamento e a gestão florestal com vista, entre outros objectivos, a reduzir as condições de propagação de incêndios.
A média anual de floresta ardida tem caído bastante, passando de 250 mil hectares em 2004 para 70 mil em 2005 e 31 mil em 2007.
O regime da criação de Zonas de Intervenção Florestal foi estabelecido pelo DL127/2005
Etiquetas: Isa Costa