Earth Hour!!


De acordo com uma notícia avançada pelo Público no seu “site”, amanha mais de 350 países vão desligar as luzes durante uma hora. No âmbito desta iniciativa, de seu nome, Earth Hour, visa-se alertar para o problema das alterações climatéricas. Esta iniciativa, lançada pelo Fundo Mundial da Natureza, conta com a participação de inúmeras cidades de vários países, nomeadamente, de Espanha, do Reino Unido, da Argentina, da Bolívia, entre outros (veja-se a lista completa de países no site http://www.earthhour.org/), não constado, contudo, nenhuma cidade Portuguesa na lista supra referida.

Deste modo, a iniciativa consiste em, apagar ás 20h00 (hora local em cada cidade), as luzes e electrodomésticos durante uma hora. Segundo o director executivo do movimento Earth Hour, Andy Ridley “são quase 400 cidades e povoações, 18.876 empresas e 257.165 cidadãos os que aderiram ao evento através da página na Internet.”

No ano transacto participaram no Earth Hour mais de dois milhões de pessoas, 2100 empresas, cinemas, teatros, restaurantes, bares, discotecas, clubes desportivos, escolas e igrejas. De acordo com os organizadores desta iniciativa, se esta redução fosse conseguída durante um ano, seria o equivalente à retirada de 48.616 carros da estrada.

No fundo, visa-se com esta iniciativa, sensibilizar a população para o uso racional de energia, através da adopção de determinados hábitos tão simples como, desligar os electrodomésticos quando não estão a ser utilizados, ou, utilização de lâmpadas de baixo consumo, pelo que estas simples medidas podem contribuir para a diminuição de emissões anuais de gazes com efeito de estufa na ordem dos cinco por cento.

Carlos Gonçalves, nº13880, subturma5

0 comentários:


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.