Torres eólicas na capital?

A proposta:

O Vereador do Ambiente, Espaços Verdes e Plano Verde, José Sá Fernandes pretende instalar em plena cidade das sete colinas um conjunto de 25 torres eólicas. As turbinas com uma altura de quatro andares ficariam distribuídas pelo topo do parque Eduardo VII, Parque da Belavista, e até mesmo junto ao rio Tejo na Praça Sony ou Museu da Electricidade.




A energia obtida poderia ser assim utilizada pela CML para consumo próprio ou também ser injectada na rede eléctrica. Cada turbina teria como produção máxima 4800 quilowatts/hora/ano.
A discussão da proposta do vereador bloquista já está mesmo agendada. No entanto faltam ultimar os últimos pormenores no que diz respeito à localização definitiva das torres bem como a importante questão do ruído das mesmas.
A oposição:
Tanto Carmona Rodrigues bem como o PCP já vieram criticar esta proposta. Para o primeiro a quantidade de energia a produzir seria insignificante (0,002%) tendo em conta o total da energia consumida pelos edifícios de Lisboa. O social-democrata defende ainda que a simples substituição de 1500 lâmpadas de 60 watts por outras de 20 watts de baixo consumo permitiria uma maior poupança em relação à produção das ditas torres eólicas.

Já o PCP impõe um estudo prévio de avaliação de impacto ambiental. Refere ainda que o ruído dificilmente será inferior ao permitido nas zonas sensíveis, quer de dia quer de noite. Finalmente, para os vereadores do partido Comunista é importante analisar o impacto que tamanhas torres teriam na vida animal, mais concretamente nas colónias de morcegos que habitam essas áreas.

De 15 de Junho a 31 de Dezembro decorrerá na capital o "Wind Parade Lisboa 2008", evento este que trará a Lisboa as torres eólicas.




Ricardo Pedro - 14930

0 comentários:


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.