Efeito de estufa está a aumentar

Os principais gases com efeito de estufa, sobretudo o dióxido de carbono (CO2), acumularam-se mais rapidamente no mundo nos últimos anos apesar dos esforços encetados para os controlar, adverte uma agência federal norte-americana, citada pela Lusa.

A concentração mundial de CO2 na atmosfera em 2007 aumentou 0,6 por cento, ou 19 mil milhões de toneladas, em relação ao ano anterior, segundo dados do laboratório de investigação da Terra da NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica).

Noutros termos, o aumento de CO2 foi de 2,4 partes por milhão (ppm) ou de 2,4 miligramas por litro de ar em 2007, precisa a NOAA.

Desde 2000, os aumentos anuais de CO2 de 2 ppm/ano ou mais têm vindo a ser comuns, em comparação com 1,5 ppm/ano nos anos 80 e menos de 1 ppm/ano na década de 60, sublinha a agência federal norte-americana.

A concentração mundial de CO2 está actualmente próxima de 385 ppm, quando na era pré-industrial era de cerca de 280 ppm e isso até 1850.

A combustão do carvão, do petróleo e do gás natural é a principal fonte de crescimento das emissões de CO2.

Os oceanos, a vegetação e os solos absorvem cerca de metade da totalidade do CO2 emitido e os outros 50 por cento permanecem na atmosfera durante séculos, lembra a NOAA num comunicado publicado no seu site na Internet.

Cerca de 20 por cento do CO2 proveniente da combustão de hidrocarbonetos em 2007 ficará provavelmente na atmosfera durante milhares de anos, segundo a última estimativa científica do Painel Intergovernamental sobre a Evolução do Clima (GIEC) da ONU.

0 comentários:


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.