A Câmara da Guarda vai dotar o Espaço Educativo Florestal - Quinta da Maúnça com energias alternativas, instalando equipamentos que permitam abandonar as energias comuns.

Segundo a vereadora Lurdes Saavedra, responsável pelo pelouro do Ambiente, a autarquia deliberou instalar um aerogerador (aproveitamento da energia do vento) e uma central fotovoltaica (aproveitamento da energia solar) para produção de energia eléctrica e aquecimento de águas sanitárias.
Por outro lado, numa parceria com entidades espanholas, a Câmara candidatou ao programa comunitário Interreg a construção de uma central de compostagem [conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos] que, a ser concretizada, possibilitará o aquecimento de águas sanitárias a partir de resíduos florestais.
Os equipamentos para aproveitamento das energias eólica e solar, a instalar a breve prazo, servirão dois edifícios recentemente recuperados, num investimento de 267 mil euros, destinados a Espaço Experimental e Unidade de Alojamento, que deverão funcionar no início do próximo ano lectivo.
A responsável pelo pelouro do ambiente explicou que a antiga "Casa do Caseiro" foi adaptada a Unidade de Alojamento "para receber turmas de crianças em tempo de férias ou aos fins-de-semana".
No outro imóvel funcionará o "Espaço Experimental" da Quinta da Maúnça, que ficará equipado com laboratório ambiental e com uma área para transformação de produtos agrícolas, explicou.
in "Público" (14 Maio 2008)

0 comentários:


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.