O governo canadiano vai investir 156 milhões de euros (240 milhões de dólares) num projecto de sequestro e armazenamento de carbono, anunciou o primeiro-ministro Stephen Harper.

«Associando as tecnologias ultramodernas de carvão "limpo" à recuperação assistida de hidrocarbonetos e ao sequestro de carbono, o projecto permitirá reduzir um milhão de toneladas de gases com efeito de estufa (GEE) por ano, produzindo até 100 megawatts de energia limpa», declarou Harper numa visita à barragem de Boundary.

O governo já tinha incluído, no seu último orçamento, esta ajuda de 240 milhões de dólares (canadianos e norte-americanos) para o projecto que permitirá recuperar e encaminhar o dióxido de carbono (CO2) produzido nas centrais eléctricas a carvão para um entreposto subterrâneo, num poço de petróleo quase vazio.

Esta tecnologia faz parte de um plano do governo canadiano para reduzir as emissões de GEE do país em 20 por cento até 2020.

O grupo de trabalho EcoEnergie Canada-Alberta, dedicado ao sequestro e armazenamento de carbono, estima que o Canadá pode armazenar no subsolo até 600 milhões de toneladas de CO2 por ano, ou seja, três quartos das emissões actuais do país.

O Canadá, que ratificou o Protocolo de Quioto, tem sido apontado pelas organizações ecologistas como um mau exemplo entre os países desenvolvidos no que respeita à redução das emissões de GEE.

Diário Digital / Lusa

0 comentários:


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.