"Condomínio da Terra"

"No âmbito do Ano Internacional do Planeta Terra
Quercus lança Condomínio da Terra - Cuidar das Partes Comuns do e Campanha de Reciclagem de Rolhas de Cortiça

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, em parceria com a UNESCO, e no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta e do Ano Internacional do Planeta Terra, apresentou a 20 de Março de 2008, no Oceanário de Lisboa, os projectos Condomínio da Terra: Cuidar das Partes Comuns do Planeta e Campanha de Reciclagem de Rolhas" - in www.earth-condominium.com


Mais importante do que qualquer debate ideológico ou teórico é agir no sentido da promoção do ambiente, na defesa, valorização e preservação do nosso planeta. Daí que este conceito de condomínio da terra seja importante na medida em que concretiza de uma forma bastante especifica o objectivo que deve ser de cada um e de todos nós. Assim, da mesma forma como cada condómino defende os seus direitos, se manifesta quando entende haver desrespeito dos mesmos e actua no sentido de resolver os possíveis conflitos, no âmbito do condomínio de um prédio, também os condóminos da Terra devem ter para com o seu território de actuação os mesmos cuidados, o mesmo zelo, a mesma luta, como que tomando consciência e actuando como sendo proprietário (ou co-propietário) de uma parcela do planeta, em que tem uma obrigação de velar por essa mesma parcela e um direito, de não ter ingerências ilícitas nessa mesma parcela.
Caminhamos cada vez mais no sentido da consciencialização e responsabilização de cada um de nós no modo como usamos cada bem que nos é dado pela natureza, de cada recurso que o nosso planeta nos oferece. Se é importante o progresso e o desenvolvimento, o conforto e o bem-estar, não é menos importante cuidarmos todos os dias o melhor possível da Terra.
Seja na utilização de energias renováveis, seja na reciclagem, seja nareflorestação, seja no cultivo de produtos biológicos, temos um papel activo, somos actores e não meros espectadores. E como tal não podemos ficar parados, como se o problema não fosse nosso, como se não tivéssemos todos e cada um uma parcela de culpa, porque se é certo que o Homem fez grandes feitos e alcançámos grandes progressos também é certo que o é à custa da natureza.
O “buraco” do ozono aumentou significativamente, alterações climáticas visíveis em poucas décadas, extinção de espécies daí decorrentes, a poluição que não pára de aumentar…e os países mais poluidores de braços cruzados. Como em tudo o resto temos à nossa volta algo que faz mover o mundo e algo que não permite que olhemos mais pela nossa “casa”, o dinheiro! Tudo se move à volta dele. O que pesa mais na ponderação de utilização de um dado material ou de um dado processo tecnológico é a questão económica, a ponderação dos custos de uma actividade. Porque os custos ambientais parecem ser relegados para 2º ou 3º planos. Porque continuamos a pensar que a Terra se regenera a si própria e se existe há tantos milhões de anos não iremos ser nós a destrui-la, e que ainda que assim seja o seu destino teremos um outro planeta para explorar e para destruir… não será verdade que caminhamos para a extinção da nossa própria espécie??



O programa “condomínio da Terra” integra o calendário de iniciativas do Ano Internacional do Planeta Terra, contando com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO. Terá início dia 22 de Abril/2008 (Dia da Terra) e estende-se até 2012 sob o lema “Cuidamos do Planeta e Organizamos a nossa Vizinhança Global”.

Programa “Cuidar das Partes Comuns: Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade” - compromisso Quercus:

- Atingir um mínimo de 1 000 000 de árvores autóctones plantadas e cuidadas
- Conseguir o sequestro de 5 000 toneladas de CO2 ao fim de 5 anos
- Criar 100 novas reservas biológicas / Fracções do Condomínio da Terra
- Garantir capacidade para 2000 animais nos Centros de Recuperação
- Preservar 6 espécies em extinção
- Proteger 50 hectares de zonas húmidas
- Restaurar 10 Km de rios e ribeiras
- Internacionalizar o conceito de Condomínio da Terra
- Atingir os 30% de reciclagem de rolhas de cortiça
- Internacionalizar a recolha e reciclagem de rolhas de cortiça
- Atingir os 250 Condóminos da Terra que cuidem connosco das partes comuns
- Produzir um documentário sobre o conceito e a aplicação do programa

Mais informações em:
www.earth-condominium.com
http://earth-condominium.com/port/revistacuidar.pdf


ps: o despertar de consciências depende não apenas das nossas palavras, mas muito mais das nossas acções. É preciso chamar a atenção para os problemas ambientais, mas é sobretudo fundamental fazer parte dos actores dessa mensagem… “uma acção vale mais que mil palavras”.

0 comentários:


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.