Entrevista de Sergio A. Saenz , um dos arquitectos responsável pela concepção da Herdade do Pinheirinho Golf&Leisure Resort.
Pergunta: "Que preocupações ambientais tiveram na concepção da Herdade do Pinheirinho?"
Resposta: " Nesta altura em que estamos a viver, temos de ser conscientes sobre o que é que estamos a fazer com o ambiente. Não estamos a fazer estas coisas para que se venda com mais facilidade ou porque está em voga. Isto é algo sobre o qual devemos ser responsáveis com os que no rodeia. Nós construímos ou desenhamos peças nas mais bonitas parcelas de terreno que estão disponíveis para nós e temos de ser muito conscientes e responsáveis com isso. Como empresa, a nossa filosofia de desenho é cuidar sempre do ambiente, pois mais importante é a sustentabilidade do "design" : olhamos sempre para como é que as coisas vão funcionar num sítio específico. Quando trabalhamos, por exemplo no México, que tem muito gás natural, vamos tirar vantagem disso. Quando trabalhamos em destinos de montanha, sabemos que temos de tirar vantagem do sol e esses espaços tornam-se quentes e acolhedores. Para nós, tudo isso tem que ver com sustentabilidade mais do que com impacto ambiental. A noção de ambiente tem que ser vista no seu conjunto, com sustentabilidade"
in caderno do Expresso Espaços & Casas
Acho que as ultimas duas frases resumem muita da mentalidade dos nossos dias. O facto de se aproveitarem os recurso vem muito mais numa lógica de sustentabilidade do que numa lógica de real preocupção com o seu esgotamento.
Etiquetas: Sónia Rocha ( subturma 3 nº 14437)