"Queremos ser uma eco-vila"


A autarquia de Óbidos lança medidas para se tornar auto-suficiente no plano energético

O município de Óbidos pretende incentivar cidadãos e investigadores do concelho a optar por soluções de eficiência energética e eco-construção e lançou na Quarta-feira, dia 27, o projecto "OB2-Óbidos sustentável", durante o seminário "sustentabilidade nos municípios". Trata-se de mais um passo para tornar Óbidos na primeira eco-vila do país, umobjectivo traçado pela autarquia durante este encontro. "O grande sonho é termos as nossas aldeias alimentadas (por energia produzida) localmente assim como temos a produção de couves ou batatas", sublinhou o presidente da câmara, Telmo Faria.
Através do OB2, uma equipa composta por oito técnicos vai prestar consultoria e elaborar projectos tais como o planeamento de estratégias de arquitectura bioclimática, sistemas de gestão e produção de energia, recuperação de águas e efluentes e selecção de materiais com maior desempenho ambiental que, permitem reduzir por exemplo os consumos de água e energia.
"O único serviço de consultoria totalmente gratuito é apenas para o cidadão comum", advertiu Carla Silva, gestora do projecto. O OB2 resulta de uma parceria entre a empresa municipal Óbidos Requalifica e Ecochoice, empresa de consultoria em construção sustentável pertencente ao Grupo Lena e enquadra-se no programa Óbidos Carbono Social, que pretende até 2020 baixar em 40% as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, o dobro do estipulado pela União Europeia.
Entre as 18 medidas anunciadas estão já a ser implementados conceitos de construção sustentável (jardim-de-infância do Arelho e piscinas municipais). A câmara iniciou também a recolha selectiva com sistemas de sacos porta-a-porta, em ecopontos e ilhas ecológicas, que permitiu reduzir em 8,7 % os resíduos depositados em aterro e alcançar uma taxa de desvio de 11,7 %.
"Para reduzir a factura" da EDP, a autarquia está já a substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixo consumo nos edifícios municipais, além de colocar reguladores de fluxo de energia nos candeeiros públicos. Dentro de dias vai iniciar a recolha de óleos usados para serem transformados em biodiesel (a ser usado na frota camarária), prevendo-se a construção de dois parques florestais, de 20 a 600 hectares, nos próximos cinco anos.
Num projecto pioneiro em todo o país, o município de Óbidos deverá avançar com a criação de uma taxa única para os resíduos, diferenciada da tarifa indexada à da água e saneamento. A proposta deverá em Junho subir à discussão na Assembleia Municipal. A nova tarifa será calculada em função de quantidade de lixo produzida por cada agregado familiar, seguindo à risca o princípio do "poluidor-pagador".
O vereador do ambiente, Humberto Marques, considera a tarifa actualmente existente "injusta". "Uma pessoa que faça a separação do lixo, mas que gaste 10 metros cúbicos de água paga mais do que outra que não faz a separação do lixo e gasta menos água", exemplificou.

In FrenteOeste, 6 de Março de 2008
Ass Carla Lourenço, n.º 14967

0 comentários:


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.