Elvas bebe água espanhola

A Câmara Municipal de Elvas concessionou a exploração e gestão dos sistemas de distribuição de água em baixa a uma empresa espanhola, disse esta segunda-feira à agência Lusa um dos vereadores da autarquia.
A concessão foi atribuída à empresa «AQUALIA», com sede em Madrid (Espanha), já concessionária da exploração e gestão de sistemas de distribuição de água em baixa e alta em mais de 700 municípios espanhóis.

Previstas obras de fundo
«Não me choca nada que seja uma empresa espanhola a servir o concelho», afirmou o vereador Nuno Mocinha, do município de Elvas, localizado junto à fronteira do Caia.
De acordo com o autarca, o concurso de concessão vai permitir o avanço de «obras de fundo» para melhorar a distribuição de água a bairros do concelho e um reforço das condutas de águas fluviais.
Nos próximos 30 anos, a AQUALIA vai investir em Elvas, segundo Nuno Mocinha, cerca de quatro milhões de euros na recuperação da actual rede.

Decisão teve por base o não aumento do preço da água
O município de Elvas justifica a medida, afirmando que, se não tomasse a decisão, «teria de aumentar, de imediato, a água em 30 por cento, para poder cumprir a Lei das Finanças Locais».
Questionado sobre eventuais aumentos dos tarifários com a concessão de água em baixa a uma empresa espanhola, o vereador explicou que, «nos dois primeiros escalões, não há aumento», a não ser na base da inflação.
Nos restantes escalões, Nuno Mocinha garantiu que o aumento será de «um valor residual».
«Nesses escalões, os aumentos não serão superiores a três por cento no primeiro ano da concessão. A partir daí, também estes escalões ficam sujeitos apenas ao aumento normal na base da taxa de inflação», assegurou.
Esta medida da Câmara de Elvas mereceu nos últimos tempos várias manifestações de descontentamento por parte do CDS/PP e do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

0 comentários:


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.