Foi assinado a 14 de Abril um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Peniche e várias entidades que visa a elaboração do dossier de candidatura da berlenga a Reserva da Biosfera, no âmbito da Unesco.
Com esta candidatura pretende-se fomentar o desenvolvimento sustentável e a preservação daquele património natural. O reconhecimento que se espera obter por parte da Unesco permitirá divulgar ao mundo todo o potencial e património único que a Ilha da berlenga possui.
As Reservas da Biosfera inserem-se no Programa Homem e Biosfera (MaB – Man and the Biosphere) criado na sequência da "Conferência sobre a Biosfera" realizada pela UNESCO em Paris, em Setembro de 1968. O MaB foi lançado em 1971 e é um programa de cooperação científica internacional sobre as interacções entre o homem e o meio que procura compreender as repercussões das acções humanas sobre os ecossistemas mais representativos do planeta.
O MaB desenvolve duas linhas de acção: o aprofundamento direccionado das pesquisas científicas, para o melhor conhecimento das causas da tendência de um aumento progressivo da degradação ambiental do planeta e a concepção de um instrumento de planeamento - as Reservas da Biosfera - para combater os efeitos dos citados processos de degradação, promovendo a conservação da natureza e o desenvolvimento sustentável. Com a Câmara de Peniche assinaram o protocolo o Instituto para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), o Instituto do Ambiente e Desenvolvimento (IDAD – Universidade de Aveiro) e o Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Tecnologia do Mar (ESTM).

in Gazeta das Caldas

0 comentários:


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.