Hoje um dos jornais da nossa praça noticiava que dos 120 litros de água diários per capita, que os portugueses utilizam, apenas 5 servem verdadeiramente para consumo humano. E como se estima que 95% da água que os sistemas públicos colocam à disposição dos consumidores para os mais variados usos domésticos não teria de ter qualidade para o consumo humano, já há quem defenda que para instalações sanitárias, rega, higiene urbana, construção, combate a incêndios, reservas de água recreativas ou para determinados usos industriais, a solução passaria pela substituição do actual sistema pelo de águas residuais depuradas. Mas enquanto este processo não se concretiza, aqui vão algumas “dicas” para a racionalização do uso deste recurso natural…
Como poupar água?
Muita água poderia ser poupada se os consumidores tivessem informação adequada sobre os problemas que se avizinham. Em Portugal, as campanhas de sensibilização dos consumidores para poupar água têm sido poucas e ineficazes. As chamadas de atenção são ainda escassas, mas o Instituto da Água alerta para os elevados consumos e esquematiza alguns caminhos possíveis para poupar água.
Na Casa-de-Banho
Num banho de imersão gasta-se cerca de 200 litros de água. No duche, se demorar apenas cinco minutos, gasta-se 20 litros. Não deixe a água correr enquanto se ensaboa.
Enquanto escova os dentes ou se barbeia, feche a torneira, poupará entre 10 a 20 litros de água.
Em cada descarga do autoclismo gasta-se 10 a 15 litros de água, por isso, utilize-o apenas quando for necessário. Opte por um autoclismo de baixa capacidade ou de dupla dose e diminua o volume de descarga do autoclismo colocando uma garrafa cheia de água ou areia no seu depósito.
Na Cozinha
Antes de lavar os pratos, tachos, panelas ou frigideiras, limpe-os. Se necessário, deixe-os "de molho". Não lave a loiça em água corrente. Utilize a bacia do lava-loiça ou um alguidar. Use a mínima quantidade de detergente necessário para uma lavagem eficaz. Assim, poupará água e detergente.
Na lavagem da roupa
Uma máquina de lavar roupa consome entre 60 a 90 litros de água por lavagem. Use-a apenas com a carga máxima. Para pouca roupa ou peças isoladas não use a máquina.
Na Rega
Há plantas que necessitam de pouca água, pelo que há que evitar regá-las sem necessidade.
Se possível utilize a água de poços ou ribeiros ou mesmo água de lavagem de legumes ou frutos. Regar de manhã cedo ou à noite, é poupar a água que se perde com o calor ou o sol.
Etiquetas: Sara Soares