Terceira Travessia

Terceira Travessia: Bruxelas atenta a possíveis impactos ambientais na zona de protecção especial

Bruxelas, 04 Abr (Lusa) - A Comissão Europeia está atenta aos "prováveis" impactos ambientais que a terceira travessia do Tejo, em Lisboa, terá na Zona de Protecção Especial (ZPE) de aves no estuário do rio, disse hoje à Lusa fonte comunitária.

"É evidente que quer o novo aeroporto de Lisboa (que será construído em Alcochete) quer provavelmente a nova ponte terão implicações na ZPE", segundo a fonte comunitária.

Uma outra fonte referiu que a construção da terceira ponte sobre o Tejo integra o Projecto Prioritário nº.3 do programa Redes Transeuropeias de Transporte, tendo sido "seleccionada e formalmente aprovada para financiamento pela Comissão".

Como tal, e "como qualquer novo projecto deverá ser sujeito a um estudo de impacto ambiental", uma vez que a candidatura a fundos comunitários "implica sempre o respeito da legislação comunitária".

A primeira fonte da Lusa lembrou ainda que há dez anos a construção da ponte Vasco da Gama deu origem a várias queixas no campo ambiental e a "duras discussões com as autoridades portuguesas".

Do debate resultou a criação da primeira ZPE em Portugal e a aprovação de um respectivo plano de gestão, tendo ainda sido negociada a recuperação de salinas, "consideradas importantes para a conservação de algumas espécies de aves".

Com o projecto da nova ponte e do novo aeroporto, o tema deverá ser recuperado por Bruxelas, dado que ambos os projectos são candidatos a um financiamento comunitário de 850 milhões de euros.

A terceira travessia inclui duas vias para comboio de alta velocidade (TGV), um troço da ligação Lisboa-Madrid.

O programa Redes Transeuropeias de Transporte (2007-2013) vai atribuir um total de 5 mil milhões de euros, que serão distribuídos pelos 30 projectos apresentados pelos 27Estados-membros.

0 comentários:


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.