O Japão e a União Europeia reclamaram em Tóquio, a 23 de Abril último, objectivos «muito ambiciosos e vinculativos» para combater as alterações climáticas.
«O Japão e a União Europeia sublinham que um envolvimento internacional muito ambicioso e vinculativo é necessário para responder à urgência e à dimensão do desafio (colocado) pelas alterações climáticas», indicou um comunicado conjunto.
O primeiro-ministro japonês Yasuo Fukuda e dirigentes da União Europeia, entre os quais o presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso, mantiveram reuniões na capital japonesa para antecipar a cimeira do G8 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia), a realizar em Julho na ilha de Hokkaido.
O Japão, que preside este ano ao G8, espera utilizar a tribuna desta cimeira para sensibilizar as grandes potências para o problema das alterações climáticas e fixar objectivos sobre reduções de gás com efeito de estufa, depois de 2012, data em que expira o protocolo de Quioto.
Etiquetas: Sara Soares