O homem tem transformado profundamente a natureza, destruindo espécies animais e vegetais, desviando cursos de rios, cortando montanhas, drenando pântanos e amontoando toneladas de detritos no ar, na água e no solo.A saúde e o bem-estar do homem estão directamente relacionados com a qualidade do meio ambiente, isto é, com suas condições física, química e biológicas.Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo.
Infelizmente, encontramos vários tipos de poluição:
Poluição das águas:
Os principais contaminantes da água são os esgotos e outros resíduos como: os produtos químicos usados na agricultura e na mineração trazidos pelas chuvas, causando vários problemas para a saúde dos seres humanos e seres vivos em geral, com o acumulo que leva ao esgotamento do oxigénio.
Poluição sonora:
Nas áreas urbanas, o tráfego pesado, as buzinas, as aeronaves, a construção civil, as casas de diversão noturnas e o hábito de usar aparelhos de som em volume elevado são responsáveis pela poluição sonora provocando vertigens, neuroses, redução da acuidade visual, mudança de ritmo cardíaco, insónias, diminuição da produtividade física e mental e a perda da capacidade auditiva.
Poluição do solo:
O lixo urbano,os esgotos domésticos e industriais e os agrotóxicos são os maiores responsáveis pela poluição do solo, sendo que alguns matérias não se degradam facilmente, permanecendo no meio ambiente por muito tempo. Com o crescimento económico e populacional aumenta o desperdício de materiais e o uso de produtos descartáveis gerando um acumular de lixo e consequentemente a poluição do solo.
Uma questão com a qual todos os cidadãos se deveriam debruçar diz respeito à poliução nos centros urbanos.
A poluição nos centros urbanos urbanos, tem vindo a aumentar devido à crescente actividade industrial e ao aumento do número de veículos motorizados em circulação. A qualidade do ar urbano tem causado sérios problemas às condições de vida das pessoas, das plantas e dos animais que vivem nas cidades e arredores.
Poluição visual:Ao se tratar de poluição, dificilmente as pessoas se recordam da poluição visual. Entende-se como poluição visual em áreas urbanas a proliferação indiscriminada de “outdoors”, cartazes, formas diversas de propaganda e outros factores que causem prejuízos estéticos à paisagem urbana local.
Juntamente com a poluição sonora, a poluição visual causa graves males à saúde, agredindo a sensibilidade humana, influenciando a mente, afectando mais psicologicamente do que fisicamente. Este tipo de poluição é a que menos recebe atenção por parte do governo e das pessoas em geral. O problema preocupa, mas é renegado a segundo plano, justamente pelo facto de as suas conseqüências não serem tão visíveis.
Quanto ao problema do lixo, ele insere-se numa ampla discussão sobre as questões de saneamento básico. A título de informação, é importante deixar claro que o saneamento básico — conjunto formado pelos serviços de limpeza urbana, serviços de canalização de água e de esgoto etc. — é fundamental para a manutenção da saúde e da qualidade de vida nas cidades
Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU's), vulgarmente denominados por lixo urbano, são resultantes da actividade doméstica e comercial das povoações. A sua composição varia de população para população, dependendo da situação socio-económica e das condições e hábitos de vida de cada um.
A destruição do meio ambiente é uma das grandes preocupações mundiais neste momento, e esta preocupação deve estar na mente e nos corações de todos os seres humanos. As questões ligadas ao tema fazem-nos pensar sobre o tipo de recursos naturais que exploramos, o modo como os exploramos e por que o fazemos
Nos grandes centros urbanos, empresas de toda espécie lançam os seus resíduos em qualquer lugar, carros poluem o ar, pilhas de lixo nem sempre são armazenadas e recolhidas de modo correcto etc. Para agravar este quadro, sabemos das condições precárias das moradias das populações que vivem nos subúrbios ,onde questões como o saneamento e recolha de lixo tornam-se centrais para comunidades que, muitas vezes, não beneficiam sequer dos serviços públicos mais básicos e que lhes são garantidos pela nossa Constituição.Depositado em locais inadequados, o lixo polui o ar, libertando gases e causando mau cheiro, polui também o solo e a água. Atrai animais como ratos, baratas e mosquitos, que se reproduzem em grande escala e que são transmissores de várias doenças. Nas comunidades carentes, que não têm serviço de recolha de lixo , muitas vezes o mesmo é lançado nas encostas e nos cursos d’água ,quando chove a força da água e o volume do lixo provocam tragédias como desabamentos e perdas de vidas.Esta é uma luta que diz respeito a todos nós!
Etiquetas: Cláudia Barbosa