Portugal pede a Espanha para avaliar riscos de contaminação de solos e águas do Guadiana
Publicada por Subturma 12 à(s) 22:06
No relatório de consulta pública do projecto espanhol, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) considerou ainda “escassa” a informação das autoridades espanholas sobre a gestão de resíduos do projecto. Segundo fonte oficial do Ministério do Ambiente português, o documento já foi enviado para Espanha.
“O Estudo de Impacte Ambiental não faz referência aos aspectos relacionados com eventuais impactos transfronteiriços, designadamente, o tipo de contaminação, grau e extensão da mesma, que poderá contaminar os solos e recursos hídricos do território português”, refere o relatório, a que a Lusa hoje teve acesso.
Em relação aos impactos gerados pelas emissões poluentes, a APA refere que devem ser considerados os aspectos da qualidade do ar no Alentejo Interior.
No item sobre emergências e riscos ambientais, a autoridade portuguesa diz ser necessário verificar se a actividade da refinaria se enquadra na Convenção sobre Efeitos Transfronteiriços de Acidentes Industriais, que tem como objectivo prevenir acidentes industriais que podem ter efeitos transfronteiriços.
in "Público" (19 Maio 2008)
Etiquetas: Joana Torres Fernandes (n.º 13931)
0 comentários:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)