Redes de Sensores sem fios
As preocupações ambientais têm vindo a aumentar nos últimos anos e com essa preocupação tem tido grande relevância os processos produtivos com base em energias renováveis, como é o caso dos parques Eólicos.
No entanto, e embora a produção de energia recorrendo a fontes renováveis seja sem dúvida uma forma de minimizar muitos dos impactos que as restantes formas de produção de energia evidenciam, este tipo de energia com base em torres Eólicas também apresenta alguns impactos negativos ao nível do meio ambiente, que é importante monitorizar e sempre que possível minimizar.
Alguns destes impactos estão relacionados com o ruído, com a influência na flora e na fauna avícola local, bem como ao nível de algumas classes de mamíferos, nomeadamente dos morcegos. Muitas espécies protegidas e até mesmo em perigo de extinção, morrem regularmente devido à implementação de parques Eólicos.
Muito embora já existam sistemas sofisticados para a gestão das torres e do seu funcionamento, todo o processo de monitorização das variáveis ambientais (como por ex. presença / ausência de determinadas espécies, evolução da flora, nível de mortalidade de algumas espécies na envolvente, etc) ainda é feito na sua totalidade recorrendo a visitas de campo e recolha manual por especialistas, estando focada fundamentalmente para aspectos produtivos, sendo premente o desenvolvimento de técnicas que possibilitem uma melhor avaliação dos impactos ambientais.
Principais objectivos:
O desafio actual é a concepção de projectos que tenham como principal objectivo o desenvolvimento de um sistema suportado em redes de sensores sem fios e RFID, para a recolha automatizada e em tempo real de uma grande parte das variáveis que são necessárias recolher para o devido acompanhamento das questões ambientais, permitindo uma avaliação cada vez mais completa e controlada.
Conclusão:
A evolução tecnológica esperada nesta área tem vido a suscitar o interesse da indústria e das entidades públicas, dados os impactos ambientais conhecidos ao momento, sendo elevadas as expectativas.
O Protocolo de Quioto assinado pelos países europeus, veio reforçar a ideia de utilização de fontes renováveis para a produção de energia, sendo uma necessidade das gerações presentes e futuras e uma das prioridades globais.
O conceito de Redes de sensores sem fios na monitorização ambiental, para além de garantir a disponibilização da informação ambiental em tempo real, irá representar um contributo significativo para a preservação da biodiversidade, reduzindo os impactos negativos no meio envolvente.
In revista Perspectiva
Etiquetas: Ana Rita Correia, subt 1