As Energias Renováveis

Energia Solar
É conhecida como a captação de energia luminosa ou térmica proveniente do sol e a sua transformação de modo a ser utilizável pelo homem, seja directamente para aquecimento ou energia eléctrica.

Tipos de métodos de captura:
Directos – quando há apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia que é utilizada pelo homem como é o caso dos aquecedores ou painéis solares

Indirectos – quando há mais de uma transformação para que haja energia utilizável.

Passivos - são geralmente directos. Há uma conversão do calor em energia mecânica.

Activos - são sistemas que funcionam com o auxílio de dispositivos eléctricos, mecânicos ou químicos para aumentar a efectividade da colheita. Este tipo de método é quase sempre activo.

Vantagens :
- Não polui.
- Os painéis solares são, cada vez mais, mais potentes e, ao mesmo tempo, têm um custo mais reduzido. Isso faz com que este tipo de energia seja uma solução economicamente viável.
- Não exige avultados investimentos em linhas de transmissão, portanto, é uma excelente solução para lugares remotos ou de difícil acesso.

Desvantagens :
- A variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climática, além de que, quando não há sol não se produz energia o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em sítios onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
- As quedas de produção durante os meses de inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar em sítios de latitudes médias e altas, como é o caso de países como a Finlândia, a Islândia, a Nova Zelândia, o Sul da Argentina e o Chile,
- As variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
- A pouca eficiência das formas de armazenamento da energia solar.

Curiosidade:
Em 27 de março de 2007, entrou em funcionamento a Central Solar Fotovoltaica de Serpa, situa-se na freguesia de Brinches no Alentejo pois possui a maior exposição solar da Europa. É a maior unidade deste tipo no mundo, basta dizer que tem uma capacidade para abastecer aproximadamente 8 mil habitações.
Também, está projectada e em fase de construção outra central com cerca de seis vezes a capacidade de produção da de Serpa. Também situa-se no Alentejo, mais propriamente no concelho de Moura, Amareleja.

Energia Eólica

É a energia que emana do vento.
(aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, o deus dos ventos na mitologia grega).

Em tempos passados, serviu para fazer os barcos, impulsionados por velas, andar ou para fazer funcionar os moinhos. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica que era muito utilizada na moagem ou para bombear água, sobretudo, na drenagem de canais.

Hoje em dia, esta fonte de energia é utilizada para mover turbinas, com forma de moinho, colocadas em lugares muito ventosos. O movimento provocado pelo vento, através de um gerador, produz a energia eléctrica.

Actualmente, a energia eólica é considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque não se esgota, é limpa e, se for utilizada para substituir as fontes de combustíveis fósseis, permite a redução do efeito-estufa.. Além disso, as turbinas eólicas podem ser utilizadas em conjunto com redes eléctricas, bem como, em lugares isolados e remotos.

Em 1986, foi construído o primeiro parque eólico na Ilha de Porto Santo, no arquipélago da Madeira. Nos finais de 2006, Portugal foi o 9.º produtor mundial de energia eólica, em termos absolutos, e o 4.º, em termos relativos, tendo em conta a sua área e população. Segundo o relatório de 2006 do Global Wind Energy Council, Portugal tinha uma capacidade instalada de 1.716 megawatts, o que representa 2,3% do mercado mundial. Até setembro de 2007 a capacidade instalada cresceu para 2.054 megawatts e 750 megawatts em construção.


Energia hidráulica

É a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água ou fluxos de água, como é o caso dos rios. O aproveitamento da água resulta de um desnível ou queda de água e que é transformada em energia mecânica, através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água. As turbinas, por sua vez, accionam um compressor ou um gerador com a finalidade de produzir energia eléctrica para uma rede de energia.

Energia das ondas

É a energia obtida através da oscilação das ondas. Funciona em termos muito semelhantes à energia hidroeléctrica, contudo, a barragem é junto ao mar. Quando a maré está alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina e produzindo energia eléctrica. Quando a maré está baixa o reservatório baixa de nível e a água que sai do reservatório, passa novamente através da turbina, em sentido contrário, produzindo energia eléctrica.
É um método muito usado na Inglaterra e no Japão.

Energia geotérmica

É a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra.

- Rocha seca quente
Quando não existem gêiseres, e as condições são favoráveis, é possível "estimular" o aquecimento de água usando o calor do interior da Terra.
Fazem-se duas perfurações no solo até se alcançar uma camada de rocha quente. Num dos furos é injectada água que aquecida, na rocha, e é expelida pelo outro furo, onde há uma usina geotérmica instalada.

- Rocha húmida quente
Também é possível perfurar um poço para que ele alcance um depósito de água aquecido pelo calor terrestre e gera-se energia eléctrica.

- Vapor seco
É uma fonte eficiente na geração de eletricidade pois a pressão é tão alta que permite movimentar as turbinas da usina com estrema força. Esse tipo de fonte é muito raro, podendo ser encontrados na Itália e no México.

0 comentários:


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.