Galp e Visabeira Moçambique criam sociedade para biocombustíveis
Publicada por Subturma 11 à(s) 01:33Um projecto agro-industrial em Moçambique é o resultado das negociações entre a Galp Energia e a Visabeira Moçambique. A produção, comercialização e distribuição de biocombustíveis, quer para a exportação para Portugal, com vista ao seu processamento em unidades de biodiesel da Galp Energia, quer para a produção em Moçambique deste combustível, destinado ao mercado local, são os objectivos do memorando ontem assinado pelas duas empresas.
As actividades ficarão a cargo da Moçamgalp, empresa constituída pela Galp Energia e Visabeira Moçambique, responsável pela identificação dos terrenos adequados à produção de oleaginosas, numa área que poderá ir até aos 150 mil hectares, e de uma sociedade agrícola, que inclua como actividades a transformação de sementes oleaginosas em óleos vegetais.
A Moçamgalp vai ainda promover a construção de uma unidade industrial para produção de óleo vegetal que terá, em parte, como destino a exportação para Portugal, para processamento nas refinarias da empresa portuguesa, com vista à incorporação em combustível rodoviário como biodiesel hidrogenado. Outra parte do óleo será usada para produção de biodiesel numa unidade industrial em Moçambique, cujo objectivo é o abastecimento local.
Etiquetas: Eusébio Gomes Alves