Quercus quer recuperar 30% das rolhas para plantar árvoresA Quercus pretende recolher 30% das rolhas de cortiça comercializadas anualmente em Portugal e aplicar o dinheiro resultante da reciclagem na plantação de um milhão de árvores, nos próximos cinco anos.
O presidente da associação ambientalista explicou à agência Lusa que a recolha das rolhas de cortiça vai começar a ser feita em Abril em restaurantes, estendendo-se a partir de Junho a escolas e aos hipermercados Continente, onde serão colocados depósitos para colocação das rolhas.
Desta forma, a associação ambientalista pretende recolher 30 por cento dos 300 milhões de rolhas que todos os anos são introduzidas no mercado em Portugal.
Depois de recolhidas, as rolhas são trituradas e aproveitadas para o fabrico de outros produtos industriais, como isolamentos, juntas de dilatação, pavimentos ou revestimentos.
«Os dividendos financeiros resultantes da reciclagem serão reinvestidos na plantação de árvores e na gestão de habitats e espécies», acrescentou Hélder Spínola.
Etiquetas: Isa Costa