" O desafio ambiental"

" Quais os efeitos das alterações climáticas na economia mundial para os próximos 50anos? Esta fois a pergunta a que Sir Nicholas Stren procurou responder num relatório com o seu nome. Segundo o estudo, as consequências são preocupantes. É possível inverter a tendência?

Se não for tomada qualquer acção para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, a sua concentração pode atingir o dobro dos níveis pré-industriais mesmo antes de 2035.
A conclusão é de Sir Nicholas Stern e obriga a Humanidade a um exercício de reflexão. É que a concretizar-se a previsão no longo prazo, há uma probabilidade superior a 50% de que o aumento da temperatura média na superfície terrestre atinja os 5ºC. Um aumento desta natureza equivale é diferença de temperatura da última idade do gelo e a temperatura actual, o que traria mudanças radicais á própria geografia física do mundo, como consequências directas, tanto nas condições como na distribuição das próprias comunidades humanas no planeta Terra.
Alarmismo, pessimismo ou realismo, o relatório alerta para a necessidade de agir no presente, mediante a ameaça de riscos futuros para o ambiente e, em consequência, para as actividades humanas, numa escala semelhante á das grandes guerras mundiais e à depressão económica da primeira metade do século XX.
(...)
De acordo com Nuno Gil, ainda é possível evitar os piores impactos das alterações climáticas. Oatraso será perigoso e muito mais caro. Os benefícios de actuar atempadamente e de forma incisiva ultrapassam de forma clara os custos económicos de não actuar.
A actuação sobre as alterações climáticas também criará importantes oportunidades de negócio, uma vez que serão criados negócios, uma vez que serão criados novos produtos, serviços e mercados através do desenvolvimentos de tecnologias energéticas com baixo consumo em carbono."

In Expresso Dia 25.4.2008

0 comentários:


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.