Vietname: cientistas descobriram uma espécie de tartaruga dada como extinta
Cientistas norte-americanos identificaram uma espécie rara de tartaruga gigante swinhoei que se pensava extinta.
Os investigadores do parque zoológico da cidade americana de Cleveland, afirmam ter localizado um exemplar do réptil –Rafetus swinhoei- num lago no oeste da capital vietnamita. Até agora, pensava-se que só existiam duas tartarugas swinhoei, a viver em cativeiro de dois parques da China.
Grupos mais conservadores acreditavam que o animal estava extinto devido à caça furtiva e ao desaparecimento do seu habitat como consequência da desflorestação. A espécie de tartaruga tem carapaça mole, pode pesar até 136 quilos, mede quase um metro de largura e pode viver mais 100 anos
Apesar da lei que proíbe a caça da tartaruga, mais de 15 milhões morrem todos os anos na Ásia e a maioria acaba convertida em sopa nos restaurantes chineses.
Um animal mítico
A tartaruga swinhoei é protagonista de um dos relatos mais famosos da fábula popular vietnamita, sobre um antigo monarca que utilizou um réptil para resistir ao império invasor Ming da China, no século XV.
Segundo o conto, o rei Le Loi passeava de barco por um lago perto de Hanói quando a tartaruga saiu da água e exigiu ao rei que devolvesse a sua espada ao Rei-Dragão. Le Loi condescendeu e entregou a arma ao animal que a engoliu e desapareceu mergulhando nas águas do lago, que a partir de então passou a ser conhecido como Hon Hoan Kiem (“Lago da Espada Retornada”). Há 7 anos, o biólogo vietnamita Ha Dinh Duc rebatizou a tartaruga como Rafetus leloi, em homenagem ao monarca.
Etiquetas: andreia teixeira subt12 nº 14263