O ministro alemão do Ambiente, Sigmar Gabriel, pediu hoje “uma partilha mais justa” dos recursos naturais entre os países industrializados e os países em desenvolvimento, durante a abertura da nona conferência das partes (COP9) da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica, em Bona.
“Os países industrializados devem reconhecer que é preciso partilhar os recursos naturais”, declarou.
“Esta é uma questão de princípios, é uma questão de justiça”, insistiu, perante os representantes de 191 países. “Os países em desenvolvimento falam de ‘biopirataria’ quando as nações industriais utilizam, sem autorização, os seus recursos sem lhes dar um cêntimo”.
A conferência dos signatários da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), adoptada em 1992 na Cimeira da Terra, no Rio de Janeiro, que se realiza em Bona até 30 de Maio deverá permitir, segundo Sigmar Gabriel, fazer “progressos significativos” nesta questão. “Precisamos de um mandato claro para estruturar as negociações até 2010”, acrescentou.
Os participantes deverão definir um calendário para, até 2010, conseguir a negociação de um conjunto de regras obrigatórias sobre o acesso aos recursos genéticos e partilha de receitas da sua utilização, indicou.
In, Ecosfera- Público
Carla Lourenço, Subturma 2, n.º 14967

0 comentários:


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.