EUA promovem energias renováveis em Portugal


O secretário de Estado norte-americano da Energia, Samuel Bodman, inicia segunda-feira uma visita a Portugal para promover as energias renováveis e apelar ao compromisso global de desenvolvimento de novas tecnologia para travar as mudanças climáticas, refere a Lusa.
Uma fonte da Embaixada Americana em Portugal adiantou que, durante esta semana, o governante norte-americano tem agendados encontros «ao mais alto nível» com três ministros portugueses, para falar sobre a cooperação energética entre os Estados Unidos da América (EUA) e Portugal.
Contrabando de material discutido
Com o ministro português das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, o governante norte-americano irá discutir o esforço dos países para prevenir o contrabando de material nuclear e radioactivo nos portos internacionais, indicou a mesma fonte.
Os próximos passos da colaboração e expansão das energias alternativas e renováveis no mundo são tópicos que serão abordados na reunião de trabalho que Samuel Bodman irá ter com o ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, em Lisboa.
O governante norte-americano, que visita Portugal pela primeira vez desde que assumiu funções em 2005, estará ainda com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, para rever o andamento do programa sobre alterações climáticas existente entre o Departamento da Energia dos EUA e instituições portuguesas ligadas ao controlo da radiação atmosférica.
Participa em seminário sobre energias renováveis
Durante a estadia na capital portuguesa, Samuel Bodman participa ainda na segunda-feira, num seminário sobre energias renováveis na Universidade Católica e, na terça-feira, num encontro da Câmara de Comércio Americana em Portugal, onde se espera que fale do compromisso americano de desenvolver as energias renováveis e promoção de políticas para um maior investimento privado nesta área.
Visita à maior central fotovoltaica do mundo
Samuel Bodman visita segunda-feira a central fotovoltaica de Moura e a barragem do Alqueva, no âmbito de uma deslocação a Portugal a convite do ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho.
A maior central fotovoltaica do mundo, em construção no concelho alentejano de Moura (Beja), começou a produzir energia de forma parcial para a rede eléctrica nacional em Março, devendo começar a funcionar em pleno até final deste ano.
Na terça-feira, Bodman e Pinho assinam em Lisboa um Memorando de Entendimento, com vista à cooperação regulatória, científica e tecnológica no âmbito da energia das ondas.

1 comentários:

  1. Abrantes disse...

    Parabens pelo post pois estes assuntos necessitam de ser divulgados.
    E quando falamos em energia alternativa ou construção auto sustentável as empresas já não podem apresentar a desculpa da redução de lucros, pelo contrário. Os industriais estão a investigar um novo e lucrativo mercado para produtos com características de protecção ambiental, com maior durabilidade e menor despesa de fabrico. Os novos processos construtivos também resultam em economias importantes, que se traduzem num menor custo final das obras. O conhecimento dos novos materiais disponíveis no mercado permite aos empreendedores oferecer produtos imobiliários com novos atractivos aos consumidores. E estes ganham a perspectiva de menores custos de manutenção da habitação, e até de obter algum lucro, como na possibilidade da venda da energia excedente.

    Visite o meu blog:http://alternativa-renovavel.blogspot.com/  


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.