Notícias

"Ambiente: PSD/Lagos quer melhorar sistema com recolha selectiva de resíduos porta-a-porta

Os sociais-democratas de Lagos pretendem melhorar o sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU) do concelho com a introdução da recolha selectiva porta-a-porta em zonas de maior concentração habitacional e comercial e de elevado potencial de geração, consumo e deposição. Áreas da cidade como Santo Amaro, Chinicato ou Centro Histórico de Lagos podem vir a ser objecto deste serviço por parte da autarquia em caso de mudança autárquica em 2009.

Com esta opção, os sociais-democratas esperam colmatar deficiências comprovadas que advém da insuficiência de ecopontos em locais de maior densidade habitacional ou da sua fraca cobertura nalgumas zonas do concelho, por exemplo, da zona histórica e outras zonas consolidadas da cidade e povoações.

No entendimento de Nuno Marques, candidato autárquico do PSD/Lagos em 2009, "é fundamental introduzir a recolha selectiva porta-a-porta porque isso facilitará o processo de deposição e conduzirá ao aumento das quantidades recolhidas, eliminando a necessidade e o incómodo de deslocação obrigatória do residente ou comerciante a um ecoponto afastado do local gerador, com as vantagens óbvias de conforto a isso inerentes."

Em causa está a obtenção de vantagens económicas, sociais e ambientais significativas que advém, designadamente, da possibilidade de recolha de maiores quantidades de materiais para reciclagem e de um acréscimo de quantidades de matérias reutilizadas.
Para o PSD/Lagos, a opção pela recolha selectiva porta-a-porta não implicará o abandono da recolha de RSU através dos ecopontos, constituindo, antes, uma opção complementar.

"Está hoje provado que o sistema de recolha de RSU porta-a-porta permite obter níveis de reciclagem maiores de papel/cartão e substancialmente mais elevados de plástico/metal do que o circuito de ecopontos e esse é outro dos factores que nos levou a decidir por esta orientação ambiental que optimizará o sistema e melhorará em muito o serviço prestado actualmente aos cidadãos", refere Nuno Marques.

O sistema de ecopontos recolhe, fundamentalmente, vidro e papel/cartão, sendo que o peso das embalagens (plástico/metal) é diminuto, facto que onera a recolha das embalagens por ecopontos fazendo-a suportar custos fixos elevados, associados a uma baixa taxa de utilização dos equipamentos de recolha e triagem.


PSD/Lagos alerta: casa em risco de derrocada é ameaça para a segurança pública

Os vereadores sociais-democratas, Saul Batista e Nuno Marques, requereram à Câmara Municipal de Lagos que assegure todas as condições de segurança na via pública e previna o risco iminente de colapso de uma casa em estado avançado de ruína.

O edifício, localizado na povoação de Espiche, freguesia da Luz, encontra-se em risco de derrocada e ameaça as condições de segurança da via pública para peões e veículos.

Os sociais-democratas pretendem também que a Câmara Municipal recolha o entulho existente junto à casa, o qual é proveniente da desagregação das paredes e está a obstruir a via pública.

"Apelámos à Câmara Municipal para que diligencie, com urgência, no sentido de assegurar todas as condições necessárias à segurança dos cidadãos, bem como, providenciar, com a brevidade possível, a limpeza dos entulhos depositados há semanas na via pública, provenientes de desprendimentos de alvenarias da fachada do prédio", lê-se no requerimento apresentado.

O PSD/Lagos aguarda com expectativa pela tomada de todas as medidas necessárias por parte da Câmara Municipal para pôr cobro à situação."

In "Jornal do Algarve"

0 comentários:


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.