Obras para tratar esgotos estarão terminadas no final do ano, diz Ministério do Ambiente
Publicada por Anónimo à(s) 13:04O Ministério do Ambiente informou que as obras para tratar as águas residuais da Costa do Estoril deverão estar concluídas no final do ano, depois do Tribunal de Justiça Europeu ter condenado ontem Portugal por falta de tratamento destes esgotos.
Estas obras, que começaram em Dezembro de 2006, visam dotar o Sistema de Saneamento da Costa do Estoril com o Tratamento Primário.
Estas obras, que começaram em Dezembro de 2006, visam dotar o Sistema de Saneamento da Costa do Estoril com o Tratamento Primário.
Em comunicado, o Ministério explica que está a ser construída na Guia uma Estação de Tratamento da Fase Líquida das águas residuais (ETFL), subterrânea. No Outeiro da Lota estão a ser construídas as infra-estruturas da Estação de Tratamento da Fase Sólida (ETFS).
As duas instalações serão interligadas através de um sistema elevatório para permitir o transporte das lamas da Fase Líquida para a Fase Sólida.
“Prevê-se que a conclusão do empreendimento (...) vá permitir, já no início de 2009, um tratamento adequado das águas residuais dos municípios da Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra, cumprindo a Directiva Comunitária e contribuindo decisivamente para a sustentabilidade ambiental da região”, segundo o comunicado do Ministério.
Apesar disso, o ministério garante que “não se verificou deterioração nas características do meio receptor”, de acordo com a monitorização feita pela Sanest, empresa multimunicipal que gere o saneamento da Costa do Estoril. “Esta situação pode também ser comprovada pela atribuição de um progressivo número de Bandeiras Azuis às praias na Costa do Estoril entre 2001 e 2006”, acrescenta.
Estes resultados têm sido comunicados todos os anos à Comissão Europeia.
in "Público" (9 Maio 2008)
Etiquetas: Joana Torres Fernandes (n.º 13931)
0 comentários:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)