Não gasta combustível, não faz barulho e dispensa manutenção. Apenas consome energia solar. São estas as principais características do primeiro barco solar de grandes dimensões desenvolvido em Portugal, a ser construído em Faro.
A energia solar será a fonte de alimentação desta embarcação de 12 metros. Através de quatro painéis solares vão ser carregadas 12 baterias, as quais porão em funcionamentoum motor eléctrico. O projecto ecológico é considerado inovador, porque o barco foi desenhado para realizar passeios turísticos junto à costa. Está a ser desenvolvido pela S. Construção Naval e foi aproveitado por uma empresa de Alvor.
"Anda a custo zero e não polui", revelou ao CM Jorge Severino, o impulsionador do projecto, numa altura em que muito se fala em protecção do ambiente e no aumento do preço dos combustíveis. Segundo o construtor naval, que só desenvolve projectos próprios, "é a prova de que se consegue fazer muitas coisas sem combustíveis".
Apesar de o investimento inicial ser "elevado" e de "os lucros só pagarem os materiais e a mão-de-obra", Jorge Severino arriscou porque acredita que "o futuro assenta nas energias renováveis". Há mais de dez anos que pensava em desenvolver o projecto, mas a tecnologia não permitia a sua concretização. No ano passado, arranjou soluções e começou a construção. No início do próximo mês a embarcação solar deverá ser lançada à água.
Etiquetas: Daniel Almeida