Antes do final do primeiro semestre, a Comissão Europeia deverá obter um acordo relativamente à Directiva-Quadro dos Resíduos, ou seja, ainda antes do fim da presidência eslovena da União Europeia. O anúncio foi feito por Luísa Pinheiro, subdirectora-geral da Agência Portuguesa do Ambiente, durante a 2ª Conferência de Resíduos: Novas políticas, novos desafios, organizada pelo jornal Água&Ambiente.
Mais tarde, em 2010, deverá ocorrer uma avaliação do documento, no sentido de ser avaliada a necessidade de adopção de medidas complementares, afirmou a responsável. As metas de prevenção de produção de resíduos e de reciclagem são aspectos que o Parlamento Europeu quer ver incluídos na proposta de directiva. «Prevê-se que se faça a reciclagem de 50 por cento em peso de resíduos urbanos até 2020», referiu Luísa Pinheiro. No mesmo ano, estima-se que se atinja a meta de 70 por cento em peso para os resíduos de construção e demolição.
Uma resolução para a problemática dos solos contaminados poderá também vir a integrar o documento que está em discussão, caso não se chegue a acordo sobre uma directiva específica para este tema.
Valorização orgânica de resíduos, veículos em fim de vida, pneus usados, resíduos industriais e o papel dos resíduos na política energética serão outros dos temas a abordar durante a 2ª Conferência de Resíduos, a qual decorre até amanhã, em Lisboa. O evento conta com o grande patrocínio da Sociedade Ponto Verde e com os apoios da Ipodec, Valorpneu, Ambigroup, Tratolixo, Lipor e Amb3E.
Etiquetas: Cláudia Chagas da Fonseca