Os níveis de Dióxido de Carbono (CO2) e de Metano (CH4) nunca estiveram tão elevados. De acordo com um estudo publicado pelo Centro Nacional de Investigação Científica de França (CNRS), os níveis de gases nocivos são os mais elevados dos últimos 800 mil anos.
A concentração de CO2 supera as 380 partes por milhão, em contraponto com o mínimo de 172, alcançado há 67 milhões de anos.
Estes dados só são possíveis graças à análise de amostras de gelo recolhidas a mais de 3 quilómetros de profundidade, na Antártida, por cientistas franceses das Universidades Joseph Fourier, Saint Quentin e de Berna (na Suíça), no âmbito do Epica (Projeto Europeu para Testemunhos de Gelo na Antártida).
Graças a essas análises foi possível verificar os níveis de gases nocivos para o ambiente há cerca de 800 mil anos atrás, e compará-los com os valores actuais.
Os cientistas admitem ainda que este tipo de análises são importantes para estabelecer um quadro das alterações climáticas e o comportamento da concentração do CO2 na atmosfera.
De referir ainda que estes gases são responsáveis pela maior quantidade de dias de Inverno. Um dado curioso numa altura em que, nos finais de Maio, Portugal Continental parece atravessar um longo Inverno.



Joana Loureiro Subturma 2

0 comentários:


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.