O ministro das Obras Públicas garantiu hoje aos autarcas do Oeste o empenhamento do Governo no Plano de Ordenamento do Território de Oeste e Vale do Tejo, estimando que esteja concluído “antes do Verão”.
“Não temos uma data fixada para a conclusão do plano, que integra dez municípios do Oeste mais quatro da lezíria, mas acho que temos que acabar isto antes do Verão”, disse o ministro, no final de uma reunião com a Associação de Municípios do Oeste.
Garantiu ainda que o plano terá outros financiamentos comunitários além dos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), bem como verbas do PIDDAC (Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) e de empresas.
Mário Lino negou ainda quaisquer atrasos na evolução das negociações com os autarcas, acrescentando que “as coisas estão a correr bem embora o prazo seja muito curto”. Na próxima terça-feira, dia 3, haverá nova reunião com os autarcas do Oeste, nas Caldas da Rainha.
Requalificação da orla costeira decidida
O presidente dos autarcas do Oeste, Carlos Lourenço (Arruda dos Vinhos), corroborou o ministro e também se escusou a referir que compensações estão previstas, no imediato, para a região oeste devido à não construção do novo aeroporto de Lisboa na Ota.
Apesar do silêncio sobre os projectos concretos, fonte da Associação de Municípios do Oeste disse à Lusa que a requalificação da orla costeira do Oeste e um estudo sobre dois traçados para o Itinerário Complementar (IC) 11, cujo concurso deverá ser lançado em 2010, são compensações “imediatas” obtidas hoje pelos autarcas do Oeste.
Os dois novos traçados previstos para o IC 11 (que liga Torres Vedras ao Carregado) são Peniche-Torres Vedras e Pêro Negro-Carregado, com nós de ligação em Sobral de Monte Agraço e na Arruda dos Vinhos. O traçado Pêro Negro-Carregado será o que facilitará o acesso ao futuro aeroporto de Alcochete.
Entre as compensações reclamadas pelos autarcas contam-se a requalificação da Linha do Oeste, que não se deverá concretizar antes de 2017, a construção de dois hospitais e centros de saúde.
In, Público- Ecosfera
Carla Lourenço, Subturma 2, N.º 14967

0 comentários:


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.